Imprima um tabuleiro de gamão e aprenda a jogar.
O Gamão é um jogo de tabuleiro para dois jogadores.
O jogo de Gamão é fisicamente constituído por uma placa plana de forma retangular e fundo não brilhante.
O tabuleiro de Gamão tem 24 triângulos chamados casas ou pontos. Cada conjunto de seis triângulos adjacentes constitui um quadrante (figura 1). As casas de 1 a 6 constituem o quadrante interior ou o home board. As casas de 7 a 12 constituem o quadrante exterior ou o outer board.
MOVIMENTAR AS PEÇAS:
Os jogadores lançam alternadamente os seus 2 dados e movimentam uma ou mais peças no número de casas equivalente ao valor apresentado de cada um dos dois dados. Por exemplo, se os dados indicarem 2 e 4, tem as seguintes opções:
a) Avançar uma peça 2 casas e depois outra peça 4 casas.
b) Avançar uma peça 4 casas e depois outra peça 2 casas.
c) Avançar a mesma peça 2 e depois 4 casas.
d) Avançar a mesma peça 4 e depois 2 casas.
Atenção! Se movimentar apenas uma peça, não pode movimentar a peça diretamente 6 casas. Deve obrigatoriamente efetuar o deslocamento em 2 vezes: 4 casas e depois 2 ou 2 casas e depois 4.
Caso o valor de ambos os dados lançados for o mesmo (ex: 3 e 3), deve avançar duas vezes o valor total dos dados. Portanto se os valores dos dados forem 3-3 pode movimentar 4 vezes as suas peças 3 casas.
Casa Fechada:
Para que a movimentação seja possível a casa de chegada não pode estar fechada. Uma casa de chegada está fechada quando é ocupada por 2 peças ou mais do adversário.
Pode movimentar livremente as suas peças para:
a) uma casa vazia;
b) uma casa ocupada por uma ou várias peças da sua cor;
c) uma casa ocupada por uma única peça adversária.
CAPTURA DE PEÇA
Poderá capturar (comer) uma peça adversária ao movimentar a sua peça para uma casa ocupada por uma única peça adversária. Esta peça é então posta temporariamente fora de jogo e é colocada no meio do tabuleiro sobre a barra.
PARTIDAS E ABERTURAS
Cada jogador começa a partida com 15 peças, 2 dados, 1 copo e um dado especial chamado “Dado de Apostas”. Os jogadores deslocam as suas peças sobre o tabuleiro de acordo com o resultado dos dados lançados.
No início do jogo as peças são colocadas da seguinte forma:
RESULTADO
O ganho inicial de uma partida é de 1 ponto. Este ponto é ganho pelo primeiro jogador que consegue retirar todas as suas peças. No entanto, um jogador que sinta que está em vantagem pode a qualquer altura propor dobrar a aposta. O adversário pode então:
Abandonar: ele abandona imediatamente a partida e perde consequentemente 1 ponto.
Aceitar: neste caso, a partida continua e os ganhos são duplicados.
Nota: apenas o jogador que aceitou o convite para dobrar a aposta pode propor dobrar novamente a aposta.
O vencedor da partida ganha o número de pontos em jogo.
Pode ganhar de 3 formas diferentes:
Retira as suas peças antes do seu adversário;
O seu adversário abandona a partida;
Se propuser um Dado de apostas (dobrar a aposta) e o seu adversário recusar.
CLIQUE NAS IMAGENS ABAIXO PARA IMPRIMIR: (2 OPÇÕES DE TABULEIROS)