Passa Anel, Anelzinho ou Jogo do Anel

Antes de começar a brincadeira, vocês precisam escolher uma criança para ser o passador do anel e outra para ser o adivinhador. As crianças se colocam em fila, lado a lado, sentadas ou em pé, com as mãos unidas palma com palma em posição de reza.
Inicia-se o jogo com com o passador com o anel entre suas mãos também em posição de reza.
A criança que está passando o anel vai colocar suas mãos entres as mãos dos outros participantes, passando por uma de cada vez, selecionando uma delas para disfarçadamente deixar o anel cair em suas mãos sem que ninguém perceba.
A criança que passou a ter o anel deve permanecer quieta sem fazer gestos ou olhares que dê a entender que está com o anel em suas mãos. O passador continua passando suas mãos entre as mãos do restante do grupo para disfarçar.
Depois de fazer isso com todas as crianças da fila, o passador pergunta ao adivinhador: "Com quem está o anel?"
Se o adivinhador acertar, é o novo passador. Se ele errar terá que pagar uma prenda, uma espécie de castigo que será escolhido pelos demais participantes para ele fazer.
O passador repete a pergunta até alguém acertar. Quem acerta passa a ser então o novo passador.
Uma dica: quando o passador finge que está deixando o anel com uma pessoa e, na verdade, deixa-o na mão de uma outra, a brincadeira fica muito mais divertida. As pessoas que estão na fila também podem fingir que receberam o anel, pois assim fica mais difícil de adivinhar com quem ele realmente está. O segredo aqui é fazer tudo sem que ninguém perceba com quem ficou o anel