Página inicial Sua conta Cadastre-se! Indique o 1PapaCaio!
 
Página Inicial Comunidade Orkut 1PapaCaio Oficial
Indique o 1PapaCaio!
Cliparts Ani, gifs, avatars, etc Imprima e Pinte Sala de Aula Wallpapers PapaBola
Quebra-cabeças Artesanato Dicas da PapaTitia Seções - Músicas, Brincadeiras,  1º Socorros, Dicas da Internet, etc Jogos, Atividades, Jogos de papel, Brincadeiras de Rua, Jogos externos Receitas
De olho! - Promoções, Sites destaques, etc 1PapaCaio - História, Banners, etc PapaAmigos - Conte sua história! Novidades! Contatos - Livro de Visitas, Fale Conosco, etc
Britescade
|
PlayAdNetwork
PlayAdNetwork
Informações
Bem-vindo(a), Anônimo
Sua Conta: Ruth21
Apelido
Senha

(Cadastre-se)

Pessoas on-line:
Visitantes: 284
Cadastrados: 0
Tópicos

Especiais
Extras
Novidades 1PapaCaio
Promoções 1PapaCaio
Sites Destaques
Feed

Feed 1PapaCaio 
Assine nosso feed e receba nossas novidades automaticamente!

Galerias
Índia / India
Menu
 Home
 Busca

Mapa do Site
Busca no Google
Nutrição - Amamentação

(1184 total de palavras neste texto)
(1440 visualizações)   Arquivo para impressão


A Importância da Amamentação

A mulher prática e moderna tem se perguntado: "Por que amamentar?" Alegando a falta de tempo e supervalorizando as dificuldades iniciais que podem advir com o aleitamento. 

Antes de mais nada, é preciso que as mães realmente sintam-se motivadas e acreditem que amamentar é a melhor opção. O ideal é que esta certeza exista ainda durante a gestação, onde devem ser tomadas várias medidas que visam preparar o seio para a amamentação como, por exemplo, exercícios de preparação dos mamilos que os adaptam para a sucção que o bebê irá fazer no ato da mamada, uma vez que mamilos despreparados, podem dificultar a amamentação ou mesmo fazer com que a mãe desista de amamentar seu filho. 

Para que isto não aconteça, a mãe deve acreditar no poder da amamentação quando seu filho ainda estiver no ventre para que tenha todo o período da gestação para preparar seus seios e sua mente, contribuindo para o sucesso da amamentação.

Muitas são as vantagens que a amamentação pode trazer para o bebê, para a mãe, para a família e para o planeta !

Vantagens para o bebê 

  • O leite materno, contém todos os nutrientes de que a criança precisa nos primeiros seis meses de vida:
    • Tem água em quantidade suficiente; mesmo em clima quente e seco o bebê que apenas mama no seio não precisa nem mesmo de água !
    • Contém proteína e gordura mais adequadas para a criança;
    • Vitaminas em quantidades suficientes. Não há necessidade de suplementos vitamínicos;
    • Embora não possua grande quantidade de ferro, este é bem absorvido no intestino da criança;
    • Quantidades adequadas de sais, cálcio e fósforo;
    • É de fácil digestibilidade, sendo portanto mais facilmente absorvido pelo bebê o qual mama com maior frequência do que aquele que toma mamadeira.
  • De uma forma geral, as crianças que mamam no peito são mais inteligentes.

  • Aumenta o laço afetivo mãe-filho, fazendo o bebê sentir-se amado e seguro: crianças que mamam no peito tendem a ser mais tranquilas e mais fáceis de socializar-se durante a infância.
  • Facilita a liberação de mecônio (as primeiras fezes do bebê), diminuindo o risco de icterícia e protegendo contra obstipação (prisão de ventre).

  • O leite materno promove o crescimento no intestino da criança de microrganismos (lactobacillus) que fermentam o açúcar do leite (lactose) tornando as fezes mais freqüentes e menos consistentes, pricipalmente nas duas primeiras semanas de vida. Estes microrganismos impedem que outras bactérias se instalem e causem diarréia. 
  • Leite materno contém endorfina, substância química que ajuda a suprimir a dor. 
  • Crianças que tomam mamadeira têm maior risco de obesidade na vida adulta.
  • O leite materno protege o bebê de infecções (especialmente diarréias e pneumonias);

    Possui anticorpos, leucócitos e outros fatores anti-infecciosos, que protegem contra a maioria das bactérias e vírus. Portanto, crianças que mamam no peito tem risco 11 vezes menor de morrer por diarréia, 4 vezes menor de morrer por pneumonia do que os bebês alimentados com leite de vaca ou artificiais.

    Nos bebês, o ato de sugar o seio é importante para o desenvolvimento da mandíbula, dentição e músculos da face, contribuindo também para outros benefícios, como o bom desenvolvimento da fala. 

  • O leite materno protege a criança contra alergias.

Vantagens para a mãe 

Diminui o tempo de sangramento pós-parto e faz o útero voltar mais rápido ao tamanho normal : 
  Quando a criança suga, a hipófise posterior da mãe é estimulada a produzir um hormônio (ocitocina) que contrai o útero diminuindo o sangramento e favorecendo que o útero volte mais rapidamente ao volume normal.

Ajuda a mãe a voltar mais rápido ao peso pré-gestacional :
  Durante o último trimestre da gestação a mulher acumula energia sob a forma de gordura para cobrir os gastos calóricos com a amamentação. E, calcula-se que a mulher que amamenta exclusivamente gasta 704 Kcal/dia. Portanto, a amamentação ajuda a mãe a voltar mais rápido ao seu peso pré-gestacional uma vez que gasta as Kcalorias acumuladas.

É um método natural de planejamento familiar (evite novas gestações) :
  O aleitamento materno exclusivo em sistema de livre demanda (inclusive durante a noite), nos seis primeiros meses após o parto, desde que não surja menstruação, é um bom método de planejamento familiar (MÉTODO DA AMENORRÉIA DA LACTAÇÃO), com falha estimada inferior a 1,8%. 

Pode reduzir a chance de câncer de ovário e de mama :
  Estudos de populações demonstraram que mulheres que amamentaram com maior freqüência e por mais tempo, tiveram menor risco de câncer de ovário e de mama.

É mais fácil e prático para a mãe :
 Está sempre pronto e na tempratura certa. Não se erra no preparo e nem há risco de contaminação. Não necessita de utilização de recursos domésticos para sua aquisição.

Aumenta o vínculo afetivo mãe-filho :
  Estudos tem demonstrado que o contato do bebê com peito e o estímulo da amamentação na primeira hora após o parto, favorece o êxito da amamentação, prolongando o seu tempo e diminuindo o risco de abandono de crianças.

Vantagens para a família 

  • A amamentação é mais econômica para a família. No Brasil, um bebê pode custar metade de um salário mínimo por mês (incluindo mamadeiras, bicos, leites infantis, complemento, gás, remédios etc.);
  • Como os bebês amamentados adoecem menos, os pais desses bebês têm menos problemas cuidando de crianças doentes, isso significa mais tempo para toda a família;
  • Melhora a qualidade de vida das crianças e de toda a família.

Vantagens para o planeta 

  • Amamentar é um Ato Ecológico! Se cada mulher dos EUA desse mamadeira ao seu bebê, seria preciso quase 86,000 toneladas de alumínio para produzir 550 milhões de latas por ano. Se cada mulher da Inglaterra amamentasse, seriam economizados 3000 toneladas de papel para os rótulos dos leites infantis. 
  • Mas o leite não é o único problema. Mamadeiras e bicos são feitos de plástico, vidro, borracha e silicone. A produção desses materiais é cara e constantemente não são reaproveitados. Todos esses produtos usam recursos naturais, causam poluição na sua produção e distribuição, e também criam um lixo no seu empacotamento, promoção e exposição. 
Fonte: Secretaria de Serviços Integrados de Saúde (Andréa Karla de Lima Alves   Nutricionista e  Pesquisadora Associada do NIB/UNICAMP)

Amamentação é um direito garantido por lei!

Todas as mães têm o direito de amamentar seus filhos. No trabalho, em casa e até quando estão privadas de liberdade, elas têm direito a alimentar o seu filho no peito.

O aleitamento materno é também um direito da criança.

Segundo o artigo 9º do Estatuto da Criança e do Adolescente, é dever do governo, das instituições e dos empregadores garantir condições propícias ao aleitamento materno. Existem várias outras menções na legislação brasileira de promoção ao aleitamento materno, como o alojamento conjunto em hospitais e as normas para comercialização e anúncio de produtos como leite em pó, mamadeiras e chupetas.

A íntegra do Estatuto da Criança e do Adolescente e os avanços na legislacão sobre o aleitamento materno no Brasil podem ser encontrados na biblioteca virtual do UNICEF.

  

[ Voltar Saúde | Índice de Seções ]
Destaque Parceiros
Guia Grátis - O seu guia de serviços grátis na internet!
Enquetes
Minha série escolar é:

Maternal
Pré-escola 1
Pré-escola 2
Pré-escola 3
1 ano do 1 ciclo - Alfabetização
2 ano do 1 ciclo
1 ano do 2 ciclo
2 ano do 2 ciclo
3 ano do 2 ciclo
5 série
6 série
7 série
8 série
1 ano do 2º grau
2 ano do 2º grau
3 ano do 2º grau
Faculdade
Sou formado(a)
Nenhuma resposta acima



resultados
Enquete

Votos: 3591
Comentários: 0
Receitas

Olho de Sogra Diet


Mais Receitas
Links + Visitados
· 1: Campanha para Mamografia Gratuita!
· 2: Cristina Burdelis
· 3: Turma do Chaves
· 4: Acrilex
· 5: Britescade
· 6: MalaKIDS
· 7: Print Kids
· 8: Feito com Arte
· 9: Os Incríveis - Disney Brasil
· 10: Missão Malaquias
· 11: Tia Eliana
· 12: Super Sites da Web
· 13: Comuny
· 14: Cartoon Network Brasil
· 15: 1000Templates
· 16: GAMAV
· 17: Pedagogia Viva
· 18: Guia Infantil
· 19: Click Grátis
· 20: Recreio On-Line
Datas - Efemérides
Não há comemoração especial na data de hoje.
Seções
· * NOVO - MPB Infantil - Parabéns da Angélica
· * NOVO - MPB Infantil - Fada Bela
· * NOVO - MPB Infantil - Trem da Fantasia
· * NOVO - MPB Infantil - Mundo Encantado
· * NOVO - MPB Infantil - Chuveiro, Chuveiro
· MPB Infantil - Receita de Vida
· MPB Infantil - Hoje é seu Dia
· Infantil - Formiguinha
· MPB Infantil - Mundo da Criança
· Infantil - A Galinha e o Galo Carijó
Loja
Especial Homem Aranha
O boneco do 1PapaCaio, bem como a logomarca, possuem registro de direitos autorais junto ao EDA – Escritório de Direitos Autorais da Fundação Biblioteca Nacional - Ministério da Cultura.
O uso indevido ou não autorizado dos mesmos acarretará em processo judicial.
Sistema de portais PHP-Nuke. Copyright © 2003

PHP-Nuke é um Software Livre liberado sob licença GNU/GPL.
Tempo para gerar esta página: 0.840 segundos